21.06.2018 23º Aniversário da Cidade de Rio Tinto.
Por Bruno Pinto em representação da bancada da Coligação PSD.PPD/CDS.PP Gondomar no Coração.
Caros cidadãos, cumprimento em voz todos os aqui presentes.
Aquando da aprovação por unanimidade de vila a cidade, motivo de estarmos aqui hoje, tinha eu 13 anos. Era miúdo e vinha para Rio Tinto, integrar-me numa nova realidade.
Foi nesta cidade que me tornei adulto e decidi ficar a viver.
Hoje, na qualidade de vosso representante na Assembleia de Freguesia de Rio Tinto, pela Coligação PPD.PSD/CDS.PP Gondomar no Coração, digo-vos que é um gosto viver a história desta cidade de duas freguesias, Baguim do Monte e Rio Tinto. São 23 anos a viver a mudança que se caracteriza por uma melhoria significativa no número e qualidade dos equipamentos públicos: estradas, ruas, sinalética, saneamento, saúde familiar, espaços verdes, entre outros. São 23 anos a perceber como os habitantes olham a cidade, uns para viver em toda a sua plenitude, outros apenas para residir.
Também a perceber como se dinamiza e quem dinamiza a atividade, política, cultural, o lazer e o emprego.
Hoje, estamos melhor na generalidade, felizmente em Portugal, mesmo em tempos de Troika ninguém se esquece que a palavra retrocesso não faz sentido e deve ser evitada. E assim foi. A gestão realizada permitiu o agradecimento da população que reconhecemos. Mas há que ter atenção. A cidade de Rio Tinto atingiu a maioridade faz hoje 5 anos. Está a acabar um mestrado pré-bolonha. A cidade de Rio Tinto vai ser uma cidade aprendente sempre, sinal de humildade que caracteriza as gentes desta Terra, mas não pode mais ser só e apenas isso.
Está na altura de fazer juz à sua idade e se afirmar como uma cidade modelo, para onde todos querem vir. As estruturas base estão lançadas em todas as áreas, mas, a mais difícil, aquela que se aguentou e está firme, quer mais. Falta o mais difícil. O Emprego, para que as estruturas criadas sejam utilizadas, é preciso haver pessoas, para haver pessoas, é preciso haver emprego, para a haver emprego é preciso haver empreendedores.
Sabemos hoje que muitos, equacionam sair, mas não o querem fazer. Estão ligados à Terra, mas nem sempre, esta, soube gerar o equilíbrio entre as oportunidades e a criação de mecanismos para que se concretize a vontade dos empreendedores que querem desenvolver esta Terra.
Não se pense que é só isto que nos preocupa. Preocupa-nos a coesão social e o bem estar. Sabemos que os empreendedores são um pilar da fundação de uma sociedade auto-suficiente e prosperaste.
Temos Rio Tinto no Coração.
Feliz aniversário às Freguesias de Baguim do Monte e Rio Tinto, que queremos unidas, com uma estratégia conjunta para diminuir assimetrias da nobre cidade de Rio Tinto. Com diplomacia, conhecimento, preparação empenho, vontade e seriedade, a palavra limítrofe deixará de fazer sentido para além da descrição geográfica. Rio Tinto passará a ser central e o motor faz mexer as engrenagens à sua volta.
Viva a freguesia de Rio Tinto, Viva a freguesia de Baguim do Monte.
Viva a cidade de Rio Tinto que em nome da coesão Territorial deve também dizer, Viva Gondomar.
https://www.facebook.com/PSDdeRioTinto/photos/a.456290827769589.100352.414096905322315/1853003774764947/?type=3&theater
Sem comentários:
Enviar um comentário