sábado, 10 de novembro de 2012

Rio Tinto – Uma Cultura, uma Identidade

Caros Rio Tintenses,

Este mês a comissão o Politica do PSD Rio Tinto decidiu promover a discussão e a apresentação o de um tema com o máximo interesse para a definição o de uma cidade/freguesia, no futuro.

Quem somos nós sem passado? Quem somos nós sem os valores transmitidos pelos nossos pais? Quem somos no s sem Cultura? Como se define a nossa Identidade?

Rio Tinto e uma freguesia cheia de história, desde a origem do seu nome, passando pelas famosas Lavadeiras, a Quinta das Freiras e todos os marcos históricos que ainda persistem (embora deixados ao abandono) e os que já foram suprimidos pela força de uma construção desenfreada. No entanto, considera que a sua histo ria e valorizada? Considera que as crianças e jovens da freguesia conhecem estes factos histo ricos? Do nosso ponto de vista muito mais poderia ser feito.

Outra questão de grande relevância para a nossa freguesia é a reestruturação autárquica que o Governo pretende levar a cabo. A Assembleia Municipal de Gondomar por opinião de todos os partidos e presidentes de junta e como muitos outros municípios optou por sugerir a manutenção de todas as freguesias como hoje são conhecidas.

Consequências?! Pois… essas ainda não conhecemos mas podem ser diversas. Para já sabemos que a sugestão de reestruturação passou para as mãos de um grupo de técnicos que sem conhecer profundamente cada uma das freguesias fará, tendo em conta dados demográficos, a fusão das mesmas.

Rio Tinto sendo uma freguesia urbana com bastante população poderá até escapar a essa fusão, no entanto, o que será feito de parte da nossa cidade (freguesia de Baguim do Monte)?

Esperemos pelas próximas notícias pois muito poderá mudar no nosso concelho.

 Saudações Sociais Democratas,

 

 Alfredo Correia
Presidente da Comissão Política

Sem comentários:

Enviar um comentário